sexta-feira, 9 de novembro de 2012

curiosidades


peixes 



Saborosos e muito nutritivos, os peixes de rio ou de mar se prestam aos mais diferentes preparos, de acordo com suas características. Os magros(cuja gordura está concentrada no fígado), como o linguado, têm em geral sabor suave e compõem pratos leves.Já os gordos(que têm uma camada de gordura entre a carne e a pele), como a tainha, têm gosto marcante e tornam o prato mais forte. A consistência e a cor da carne também influem no preparo.
Os peixes de carne firme servem, por exemplo, para cozidos ou ensopados, por não se desmancharem facilmente; e os de carne macia são ideais para assar. Há peixes de carne escura ou clara, isto é, com mais ou menos sangue, o que também altera seu sabor.Podem ser ainda redondos ou chatos, recobertos por escamas ou pouca espinha, detalhes que também influem no modo de preparo.
Por fim, independente da qualidade, os peixes diferem muito quanto ao preço. A deliciosa sardinha ou a manjuba, por exemplo, são sempre acessíveis e por isso aparecem nas mesas com mais freqüência. Outros peixes, como o robalo, são mais caros que a carne bovina de primeira, ficando assim reservados para ocasiões especiais
Valor Nutritivo

Como alimento, os peixes apresentam inúmeras vantagens. Embora os gordos não convenham a pessoas com problemas de fígado ou de estômago, os magros podem ser incluídos em qualquer tipo de dieta por serem leves e terem poucas calorias. A porcentagem de gordura na carne de peixe varia de 1 a 15%. São considerados magros os peixes com menos de 5% de gordura, meio gordos os que apresentam 5 a 10% e gordos aqueles com mais de 10%. O peixe possui praticamente todos os nutrientes necessários ao organismo: proteínas (que estimulam o crescimento e regeneram os tecidos); vitaminas B1 e B2 (importantes para o sistema nervoso, o apetite e os músculos), vitamina D (que fornece cálcio e fósforo para os ossos e dentes); sais minerais, sobretudo iodo, nos peixes de mar (bom para o funcionamento da tiróide) e fósforo (bom para o cérebro). Alguns peixes, como o bacalhau e a merluza, acumulam no fígado grande quantidade de óleo rico em vitaminas A (que melhora a pele e a vista) e D. Em valor nutritivo, a carne de peixe equivale à bovina, e, embora possua menos ferro que esta, contém mais iodo.
Postado por Daniele Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário